Até as 19h, 49,9% dos voos domésticos sofreram atrasos.
Balanço aponta que 13% dos voos no país foram cancelados.
Metade dos voos nacionais previstos entre a meia-noite e as 19h deste sábado (11) nos aeroportos do país tiveram atrasos superiores a meia hora, segundo informações da Infraero.
Dos 1.845 voos domésticos previstos para este sábado, 920 atrasaram (49,9 %). Outros 240 (13%) haviam sido cancelados até as 19h. Já entre os 157 voos internacionais, 57 (36,3 %) atrasaram e 17 (10,8 %) foram cancelados.
Durante a manhã, os atrasos provocaram confusão e filas no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. “Não tinha voo aqui. Quando a gente chegou, ela em estava sabendo, eles nem sabiam”, reclamou Taísa Azevedo, publicitária, sobre os funcionários da Infraero do aeroporto. Ela estava em um grupo que ia embarcar no voo das 7h50 em Cumbica, Guarulhos, com destino ao Rio de Janeiro, mas que foi transferido para Congonhas, que também estava fechado.
“Não tem voo”, completou o engenheiro aeronáutico Johnata Ramos. “Temos que ir, já devíamos estar lá oito e pouco. O filho dela está lá nos esperando e nós nada de resolver”, disse Ivonete Grisi, 83, dona de casa, que iria embarcar com a irmã, de 82 anos.
Desde a tarde de sexta-feira (10), as companhias aéreas começaram a retomar voos para o Sul do país e para a Argentina, depois que a nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue começou a se afastar do Brasil. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou pela manhã que a nuvem já se encontrava fora do espaço aéreo brasileiro.
A Anac (Agência Nacional de Aviação) informou neste sábado que os aeroportos ainda estão se recuperando dos atrasos provocados pelas cinzas do vulcão chileno e que os nevoeiros desta manhã prejudicaram ainda mais a malha aérea. A previsão é que apenas na segunda-feira a situação se normalize.
Mau tempo prejudicou voos
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, um dos que mais foi impactado pela nuvem de cinzas, registrou atrasos em 35 voos nacionais (47,3% do total do aeroporto) até as 19h deste sábado. Cinco voos foram cancelados (6,8%).
No aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, houve atrasos em 77 voos nacionais, 59,7% do total, e 15 cancelamentos. Um nevoeiro manteve o aeroporto fechado por mais de uma hora.
Os aeroportos de Congonhas e Cumbica, em São Paulo, que chegaram a ficar fechados na manhã deste sábado devido ao mau tempo, também registraram problemas. Em Congonhas, 107 voos atrasaram (66,5%) e 51 foram cancelados (31,7%). Guarulhos teve 116 atrasos (65,5%) e 33 cancelamentos (18,6%).
No Rio de Janeiro, o Galeão teve 51 atrasos (44%) e 13 cancelamentos (11,%2). No aeroporto Santos Dumont, 37 voos atrasaram (38,9%) e 22 foram cancelados (23,2%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário